Telefones para Contato
JARAGUá DO SUL (47) 3275-1100 (47) 99921-5515
2 Fale Conosco
Spaço Imóveis

Últimos Artigos » 5 principais benefícios dos sistemas de ventilação natural em edifícios

Publicado na Terça, 10 de dezembro de 2019, 14h58
5 principais benefícios dos sistemas de ventilação natural em edifícios

Todos os edifícios, residenciais ou comerciais, requerem ventilação adequada para proteger a saúde dos ocupantes em circunstâncias regulares, bem como em situações de emergência, como incêndios ou outras contaminações do ar.

Existem vários tipos de sistemas de ventilação, sendo que os dois principais atualmente em uso são ventilação natural e ventilação mecânica. Cada uma delas é distintamente diferente em sua maneira de trabalhar, bem como as vantagens e desvantagens que traz para a estrutura em que está integrada ou instalada.

A presença de qualquer um desses sistemas é crítica por várias razões, incluindo a remoção de ar velho e gases tóxicos, a reposição de ar fresco e limpo em um ambiente, a remoção de umidade e a eliminação de odores, bactérias e excesso.

Aspectos da ventilação natural

A ventilação natural refere-se basicamente a qualquer sistema que não exija o uso de dispositivos mecânicos para deslocar o ar na estrutura, ao invés disso, use o fluxo de ar orgânico e aberturas para extrair ar e poluentes obsoletos para dentro e para fora do edifício.

Nisso reside o primeiro dos cinco principais benefícios que esse tipo de sistema oferece - custos de instalação potencialmente reduzidos em comparação com o seu homólogo mecânico. No entanto, isso só se aplica a determinadas circunstâncias - se um sistema efetivo for projetado como parte da estrutura antes da construção, os custos serão absorvidos na construção.

Primeiro benefício em ter instalado um sistema de ventilação natural

Deve-se notar que a ventilação natural ainda pode oferecer uma melhor relação custo-benefício, onde é importante ter a área de superfície máxima disponível para obter o maior retorno comercial, por exemplo, em estacionamentos, alguns ambientes de varejo e outros locais similares.

Segundo benefício da ventilação natural

A segunda vantagem da ventilação natural também está relacionada ao orçamento; as instalações mecânicas podem ser muito caras de operar, não apenas devido à necessidade de ventiladores, mas também devido a aparelhos de ar condicionado que podem aumentar os custos de consumo de energia em até 30% por edifício, de acordo com relatórios.

Por outro lado, formas mais orgânicas de otimizar a circulação de ar nas estruturas podem significar que esse custo é praticamente eliminado, tornando-o uma solução financeiramente sólida a longo prazo para empresas que desejam economizar em todas as áreas que puderem.

Terceiro benefício em uma ventilação natural

Note-se também que esse tipo de ventilação também é muito mais ecológico que os sistemas de ventilação mecânica, pois utiliza significativamente menos energia para operar com eficiência. Por esse motivo, a terceira vantagem da ventilação natural é o fato de ser a solução muito mais ecológica dentre as duas opções principais e, portanto, também é possivelmente uma solução real para o futuro.

Quarto benefício de uma ventilação natural

Um quarto benefício que vem com o uso de uma solução de ventilação mais orgânica e já integrada em um edifício é o fato de que seu rival - o sistema acionado mecanicamente - exige manutenção regular para garantir que está fazendo seu trabalho corretamente e que atenda às exigências relevantes, como requisitos de saúde e segurança.

Isso não é verdade para os sistemas de ventilação natural, que não possuem tantas peças essenciais que precisam de manutenção e substituição regulares com frequência. Embora todos os sistemas devam ser inspecionados regularmente para garantir que estejam funcionando de maneira ideal, o trabalho de manutenção caro e demorado é praticamente eliminado com esta opção.

Quinto benefício da ventilação natural

A quinta e última vantagem da ventilação natural é que ela tem se mostrado uma escolha popular de sistema entre os ocupantes de edifícios em comparação com a variedade mecânica. Pensa-se que a razão disso se deve ao nível de conforto térmico que cada opção oferece, com muitos descobrindo que as soluções operadas mecanicamente geralmente tornam a sala muito fria ou muito quente.

 

Por outro lado, a outra opção costuma manter efetivamente uma temperatura ideal, apesar do fato de não haver controles além de simplesmente abrir ou fechar uma janela.

 

Todos os tipos de sistemas de ventilação têm seus pontos positivos e negativos, e a solução natural não é exceção. Dito isso, é uma opção que traz consideráveis ​​economias de custos, sem mencionar melhorias no conforto dos ocupantes e menos impacto negativo no meio ambiente, tornando-o uma solução potencialmente ideal para um futuro mais verde e uma economia global próspera.

 

Leia Também: Telefones de Serviços de Habitação da Caixa Econômica federal

Busca de Artigos