Telefones para Contato
JARAGUá DO SUL (47) 3275-1100 (47) 99921-5515
2 Fale Conosco
Spaço Imóveis

Últimos Artigos » Consultoria imobiliária e imobiliária são partes integrantes do mesmo processo

Publicado na Quinta, 23 de janeiro de 2020, 12h42
Consultoria imobiliária e imobiliária são partes integrantes do mesmo processo

Todos os trâmites que envolvem a compra e/ou venda de bens imóveis são extremamente burocráticos, porque envolvem certidões, registros e documentos. Qualquer erro em qualquer um desses papéis pode fazer com a compra e/ou venda não saia e a melhor maneira de evitar tudo isso é apostando na ajuda profissional de uma consultoria imobiliária.

Por isso, a partir de agora vamos trazer informações sobre como a consultoria imobiliária pode tornar todas essas etapas mais fáceis e seguras, afinal você contará com profissionais especializados no segmento.

Um processo de compra passa por checagens, pesquisas, certificações e muitas conversas. Alguns podem achar que isso tudo é necessário apenas para imóveis já construídos, mas imóveis na planta também merece atenção especial.

 

Consultor imobiliário é o profissional responsável por tornar o processo de compra e/ou venda fácil

 

O consultor imobiliário será o profissional responsável por cuidar para que todas as etapas sejam vencidas da maneira mais assertiva possível. Ele será a pessoa que fará com que o processo transcorra sem complicações ou erros, porque é detentor de conhecimento a respeito das leis que envolvem as negociações.

É fundamental que nessa etapa, o consultor imobiliário busque saber se o imóvel está envolvido em alguma ação judicial ou se ele foi dado como garantia em algum empréstimo. Isso só será atestado por meio da certidão de ônus reais.

Apesar de ser um profissional competente, o corretor de imóveis não pode substituir o auxílio prestado por uma consultoria imobiliária, porque se ele está inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), sua função é a de ser o intermediário no processo que envolve desde a busca pelo imóvel até compra do mesmo.

Já o consultor imobiliário é especialista em questões de passam pela compra, venda, alienação e locação. Além disso, é ele que vai passar aos clientes informações sobre o mercado imobiliário, fazer investigações, montar os contratos e acompanhar todo o processo de compra e/ou venda.

É preciso deixar claro que um profissional não exclui o outro do processo, ok? Porque eles têm funções complementares e não excludentes e a presença dos dois é o que fará com que todo o processo transcorra de forma segura e prática e impeça que alguém saia lesado no processo.

 

Consultoria imobiliária é responsável pela confecção do contrato

 

Como o contrato exige um nível ato de responsabilidade, pois esse é o documento onde vão constar informações como a entrega do bem, os valores que estão envolvidos, as sanções caso uma das partes não cumpra e outros impasses, ele deve ser confeccionado pelo consultor imobiliário.

É comum as pessoas acharem que modelos prontos que existem na internet são suficientes, porque neles já constam direitos e deveres. 

No entanto, essa é uma ideia equivocada, porque cada casa é um caso e cada um conta com suas particularidades e as cláusulas que constam no contrato é que serão fundamentais que problemas que podem surgir posteriormente já estejam previstos de forma antecipada.

Busca de Artigos